SAIBA COMO LIBERAR ESPAÇO NO HD DO SEU PC WINDOWS EM 3 PASSOS

Sabemos que os equipamentos tecnológicos estão cada vez mais presentes em nossas vidas. Mas não são todas as pessoas que sabem ou conseguem usar os recursos disponíveis de maneira saudável. Como um carro ou qualquer outro objeto que se desgasta com o passar do tempo, seu computador também necessita de alguns cuidados e manutenção regular

O Windows, por exemplo, é dotado de ferramentas nativas que fornecem soluções bastantes úteis para liberar memória no equipamento. Afinal depois de algum tempo de uso a maioria dos computadores acumulam arquivos desnecessários e com o Windows não é diferente.

Com o passar do tempo – e depois de muito se acumularem – esses “lixos” virtuais provocam a lentidão da máquina, afetando inclusive seu desempenho.  Todos esses lixos podem ser eliminados e fazerem com que a capacidade de seu computador volte a melhorar.

É possível fazer esse tipo de limpeza sem a necessidade de qualquer conhecimento técnico ou aplicativo externo. Existem ferramentas dentro do próprio sistema Windows que ajuda a realizar uma “faxina” no computador.

1)      REMOVA PROGRAMAS SEM USO

Muitos dos programas que usamos no passado acabam sendo esquecidos em nosso computador. Eles podem ser inofensivos, mas todos ocupam um bom espaço no disco rígido da máquina, e isso que causa lentidão nos processos da máquina.Por isso, é sempre importante desinstalar programas que já não são mais úteis – mas com cuidado de não desinstalar programas fundamentais para o funcionamento da máquina. Você pode fazer isso, seguindo o passo a passo abaixo:

Acesse no menu iniciar: [Painel de Controle] → [Desinstalar um Programa] → Identifique e selecione quais programas você não usa mais e faça a desinstalação dele, clicando sobre o próprio programa com o botão direito do seu mouse.

2)      LIMPE SEU DISCO RÍGIDO

A limpeza do disco rígido de seu equipamento é fundamental, uma vez que deletará os chamados arquivos temporários que se hospedam no computador. Eles são provenientes da internet, dos arquivos que jogamos na lixeira, de informações sobre erros no sistema, entre outros meios que acabam armazenando esse tipo de informação.

Acesse no menu iniciar [Meu computado] → clique em [Disco Local] com o botão direito do mouse → selecione [propriedades] → [Limpeza de disco].

3)      USE ARMAZENAMENTO CLOUD DE ARQUIVOS

O armazenamento Cloud pode ser uma saída essencial e importante você guardar documentos, fotos, vídeos e outros arquivos importantes. Além disso é mais seguro guardar esses tipos de arquivos em uma pasta segura acessível remotamente do que guardá-los apenas no computador.  Afinal, nossas máquinas estão propensas a falhas que podem, no mínimo, dificultar o restauro de arquivos importantes.

Usar o armazenamento em nuvens facilita o acesso remoto aos arquivos, otimizando tempo e sem a necessidade de baixá-los em seu HD, poupando espaço no computador.

Se você possui e-mail uma conta “Gmail” pode experimentar a ferramenta “Google Drive”. Há também outras ferramentas gratuitas como o Mega, que possui aliás sistema de criptografia, garantindo maior segurança ao armazenamento de seus arquivos.


.

RAMON BRANDÃO

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo. Hoje é doutorando em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal de Goiás e autor convidado do Vamos Escrever para a KROSS.

Join the discussionSHARE YOUR THOUGHTS